Home Home Home Home Home Home
Why So Serious?

SHINee-Why-so-Serious
Em primeiro lugar, eu preciso pedir desculpas pela demora para este post. Mas, para compensar, temos aqui uma análise em primeira mão da nova música do SHINee, Why So Serious?!

Vamos começar com a letra, sim? Ela é, à primeira vista, uma conversa entre um zumbi e uma garota pela qual ele se apaixonou. Só que, olhando a fundo, é muito mais que isso!

Eles estão tentando ganhar a menina, mostrando que, por causa dela, eles estão se tornando um pouco mais humanos. Na segunda parte do refrão, eles falam, “Meu coração está coberto por poeira, mas meu motor está renovado / Meus lábios pálidos ganham um vermelho brilhante novamente“. E, em seu rap, Minho fala “Meu sangue está fervendo de novo, você é o único motivo disso, vamos“. Muito fofo, né?

Só que o que torna essa música tão interessante é algo que está escondido nas entrelinhas. Na verdade, os meninos estão tentando convencer sua amada a virar zumbi também!

No refrão, eles dizem, “Romeu e Julieta / Não é uma história de amor triste“. E qual o motivo do romance desses dois ser trágico? Eles morrem no final! Mas se o SHINee está dizendo que não é triste… Então é porque a morte não é algo ruim? Ou talvez seja porque o amor continua após a morte?

Antes do segundo refrão, Key fala, “Vamos vacilar enquanto andamos / Esse é nosso jeito de amar“. Quem é que anda meio sem equilíbrio, sem muita certeza de seus passos? Um zumbi! Ao final desse mesmo refrão, Jonghyun canta “Não somos diferentes, já estamos ficando parecidos“. Pode ser uma referência ao fato deles estarem ganhando um pouco de vida de novo graças ao seu amor, mas será que não significa que a menina está se zumbificando?

No começo de seu rap, Minho também diz, “Quando o sol se pôr, ande pelas ruas comigo e se agite / Pode parecer que não temos cérebro, mas não se preocupe“. Durante toda a música eles falam de si mesmos em primeira pessoa singular, então quem é essa outra criatura sem cérebro? Nessa mesma linha de pensamento, como podemos explicar este verso de Jonghyun antes do último refrão?: “Quando esta música estiver mais alta, estaremos vivos na noite“.

Meio mórbido, né? Para terminar a análise da letra, preciso apontar uma parte engraçadinha no meio disso tudo: conhecem o filme Corpos Quentes? É sobre um zumbi que se apaixona por uma garota também. Antes do segundo refrão, Onew canta uma fala da amada, “Sinto que já vi esse tipo de filme de zumbi antes?” e Jonghyun responde, “Ah, não, esse é especial“.

É difícil conseguir algo da coreografia porque a dance version ainda não saiu e temos só três apresentações. No geral, os movimentos são bem intensos e cheios de energia, próprios para acompanhar essa música com uma pegada mais de rock. Durante seu rap, Minho faz um passo que lembra o Moonwalk de Michael Jackson. Aliás, as jaquetas vermelhas podem ser por causa do visual dele em Thriller!

Há várias referências a zumbis, claro. Logo no começo, Taemin “empurra” os membros que estão deitados no chão, como se fazendo-os sair de suas covas. Depois, Key se levanta, com os braços estendidos e andando trêmulamente. Logo depois disso, eles se jogam para trás em uma perna só, o que pelo menos para mim é um zumbi cambaleando para trás.

Também tem pequenos momentos em que a coreografia segue bem a letra. Não aparece no clipe, mas naquele verso sobre o filme eles fazem um retângulo com as mãos. E quando eles movem as mãos como se estivessem dirigindo um carro, é porque estão cantando sobre seu “motor renovado”. Aliás, logo depois algum deles passa a mão na boca, indicando os lábios que estão voltando a ter cor.

O vídeo em si não segue assim à risca a letra da música. Uma garota sobe por uma longuíssima escada até chegar no quarto onde os meninos do SHINee a recebem. Mas, ao final, vemos pelos olhos daquele guarda que ela está completamente sozinha ali! Isso me leva a crer que os meninos são anjos (por isso tudo branco) que existem para aliviar as pessoas do seu estresse. Por isso estão em um prédio tão alto e tem “Why So Serious” escrito em todo lugar.

Uma pequena curiosidade: quando o Key está segurando aqueles dois livros vermelhos, ele está cantando “Você é uma maníaca por histórias de amor / Que sabe sobre o inevitável final feliz

A produção do SHINee disse que as músicas do Capítulo 2 tem palavras-chave que podem ser relacionadas com as músicas do Capítulo 1. Eu não consegui encontrar nada em Why So Serious?, o que vocês acham?

Dessa vez a análise não foi a sugestão de ninguém, mas isso é um caso especial! Então não deixem de comentar dizendo o que vocês gostariam que fosse analisado! Até a próxima!

Muito em breve, Why So Serious? e todas as outras músicas do Misconceptions of Me estarão na nossa seção de letras, devidamente traduzidas!

Vivi 28 abr 2013 11
  • hellen carolini

    também até agora nao consegui achar nada parecido com as musicas do capítulo 1 seria legal analisarem as roupas dos meninos rs

    • Vivi

      Hellen, você pode pedir isso pra Prii, da coluna da Moda!

  • http://pururin.com.br/ Isabella Czamanski

    Na letra da Dream Girl também é falado sobre “lábios vermelhos”, se referindo à garota dos sonhos. Também vejo alguma relação no fato de ela só poder ser vista de noite, nos sonhos, enquanto na Why so Serious é o oposto: ele é quem vive na noite. Não sei se estou viajando muito, mas enfim… xD

    • Vivi

      Muito boa ideia, Isabella! *-* Eu estava tentando achar algo nas outras músicas, porque Nightmare já faz referência a Dream Girl

      • Nathan Silva Xavier

        Se eu não me engano era para Nightmare ser a musica do MV… so naum foi por causa do acidente. Tanto k Nightmare faz referencia a ao sonhos mas dessa vez o sonho virou pesadelo e da garota… e tambem era para o album chamar inicialmente Dream Girl – Misconceptions of Me… sera k estou meio k viajando?

  • Alexandra

    Eu estava mesmo tentando achar uma teoria pra garota estar sozinha quando o guarda a viu, e eu gostei dessa!

    Eu achei interessante que tanto em why so serious quanto em dream girl o rosto da garota nunca aparece!

  • http://pururin.com.br/ Isabella Czamanski

    Vi no Youtube uma pessoa comentando que talvez a menina estivesse em um hospício e achei a teoria interessante também. Afinal, why so serious, baby? xD

    • Vivi

      Ah, e o guarda seria um segurança do hospício? É bastante plausível! :O

  • ChoiFe

    Otima analise!! Também não achei nada em Why so serius?, mas pode ser o que a Isabella tá falando! Se não me engano em Nightmare também temos referencia a musica
    Dangerous..

  • AMD

    fora a why so serious? como diz o próprio nome a música ”spoiler” contém spoiler do próprio álbum e do próximo álbum citando like a fire, nightmare, orgel, excuse me miss, ou será que foi pura coincidência?

  • Hana Sarah

    Nossa! muita das minhas duvidas ou curiosidades sobre essa letra foi tirada dessa análise, realmente fiquei impressionada com o que se passa em todo esse versos e passos. A parte do Min e mesmo fofo ~ ‘Meu sangue esta fervendo[...]‘
    Ah, gostaria que tivesse uma analise sobre Juliette e Orgel, as duas foram composta por Jonghyun e ele usa muitas metáforas e seus versos.*—* Obrigada ~